Blogue
Mateluna Maria Matos Teatro Municipal
Estreia na quarta-feira, dia 15, no Teatro Municipal Maria Matos, no contexto da programação de Passado e Presente – Lisboa, Capital Ibero-americana de Cultura, a última obra de teatro escrita e encenada por Guillermo Calderón - Mateluna.
Pinturas e livros Bibliotecas Municipais de Lisboa
Jorge Luís Borges e Alberto Manguel são dois autores, ambos sul-americanos, que trataram com cuidado, na fantasia ou na história cultural, a importância e o fascínio das bibliotecas na história da humanidade. ...E há por isso um contentamento ao entrar numa biblioteca e ver os seus leitores.
Notas sobre o Haiti
Naquela que foi a sua primeira viagem às Américas em 1492, o Haiti, foi à época baptizada por Cristóvão Colombo por Hispaniola. Ilha das Caraíbas, oficialmente designada como república do Haiti, foi desde muito cedo um dos territórios coloniais de exploração do trabalho dos escravos africanos, o que justifica que hoje 95% da população seja negra e as religiões praticadas sejam o vodu e o catolicismo.
O início da festa e do diálogo
Na tarde de sábado iniciou-se a programação de Lisboa, Capital Ibero-americana de Cultura com a exposição de Demián Flores, Al Final del Paraíso, na galeria do Padrão dos Descobrimentos. É uma obra mural fascinante que tem também a capacidade de fazer uma síntese do que foi o encontro dos europeus com os índios nessa aventura que foi a Expansão Europeia.
Além do Paraíso
Al Final del Paraíso é um testemunho gráfico do nosso tempo. O seu carácter híbrido permite que signos, símbolos e imagens, tanto históricos ou políticos como também da cultura contemporânea, se mesclem num contínuo processo de transformação.
Uma viagem pelo universo ibero-americano ao longo de 2017
Por onde começar esta viagem pelo universo ibero-americano que vai durar todo este ano de 2017?
Haveria tantos princípios possíveis, tantos quantos os pontos de vista, tantos quantas as múltiplas narrativas construídas e em construção.
A República também andou emigrada
Em dia de comemoração da Implantação da República, descobrimos, neste trabalho do Jornal Expresso, que a República ou melhor, "A Mulher invuilgar que lhe deu rosto" também andou emigrada.