A UCCI e as capitais ibero-americanas de Cultura

lxciac-pattern-Lines 3-2 H
lxciac-pattern-Square
lxciac-pattern-Triangle TL
lxciac-pattern-Lines 3-2 V
lxciac-pattern-Lines 3-3 V
lxciac-pattern-Waves

A UCCI escolheu Lisboa para ser Capital ibero-americana de Cultura em 2017.

A UCCI – União de Cidades Capitais Ibero-americanas é uma organização internacional, não-governamental, de carácter municipal e sem fins lucrativos. Os seus principais objectivos são o estimular as relações entre as cidades capitais do território ibero-americano e o desenvolvimento articulado e equilibrado, sempre assente na solidariedade e cooperação, entre estas cidades.

A proposta apresentada por Lisboa na reunião do Comité Setorial da Cultura, na Guatemala em Novembro de 2015, foi aprovada por unanimidade e formalmente ratificada em Junho de 2016, em La Paz (Bolívia). Esta é a segunda vez que Lisboa assumirá este projecto, tendo a primeira sido em 1994, no mesmo ano em que foi também Capital Europeia da Cultura.

Membros da UCCI: Andorra-la-Vella, Assunção (Paraguai), Barcelona, Cádiz e Madrid (Espanha), Bogotá (Colômbia), Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo (Brasil), Buenos Aires (Argentina), Caracas (Venezuela), Cidade da Guatemala (Guatemala), Havana (Cuba), La Paz e Sucre (Bolívia), Lima (Peru), Lisboa (Portugal), Manágua (Nicarágua), Cidade do México (México), Montevideo (Uruguai), Cidade do Panamá (Panamá), Quito (Equador), San José (Costa Rica), San Juan (Porto Rico), San Salvador (San Salvador), Santiago (Chile), Santo Domingo (República Dominicana) e Tegucigalpa (Honduras).

Capital Ibero-americana de Cultura em 2016

Andorra

Capital Ibero-americana de Cultura em 2018

La Paz (Bolivia)

Capital Ibero-americana de Cultura em 2019

Panamá (Panamá)